Perge (a Perga bíblica) a antiga capital da Panfília na Ásia Menor, no que hoje é a região de Antalya, na Turquia, foi fundada cerca de 1 000 A.C., pelos Hititas, entre os rios Catarrhactes (Duden sou) and Cestrus (Ak sou). Em 546 A.C. os Persas tomaram o seu controlo, até à chegada em triunfo de Alexandre, o Grande, em 333 A.C, guiado pelos próprios habitantes da cidade. Seguiram-se os Seljucidas, que a fizeram prosperar. O seu habitante mais ilustre foi Apolónio de Perga, o "geometra", discípulo de Arquimedes e um dos 4 maiores habitantes matemáticos do helenismo- Em 188 A.C. passou a integrar o Império Romano. No ano de 46, S. Paulo, Apóstolo, vindo de Chipre, iniciou a sua viagem evangelizadora em Perga, onde pregou (Actos dos Apóstolos 13:13 e 14:25).
A maioria dos edificios das sua ruínas datam desta dominação Romana. São especialmente impressionantes o Estádio, do séc II, com uma capacidade para 12 000 espectadores sentados (!!) e o Teatro, da mesma altura, que albergava 16 000 espectadores (!!!!!! não, não é engano).
A estória que se conta é que, no teatro, a penúltima fila era reservada aos carecas, enquanto que a última estava destinada aos manetas. Isto para permitir que mesmo estes pudessem bater palmas....nas carecas dos espectadores da fila da frente.
... Alguns quilómetro adiante, o rio Duden, tem uma foz peculiar: simplesmente despenha-se no Mediterrâneo do alto de uma falésia de 40 metros.
Sem comentários:
Enviar um comentário