20 abril 2009

Uçhisar


Uçhisar é na Capadócia, Turquia. Tem algumas casas escavadas na rocha vulcânica e uma vista fantástica sobre o vale de Görem. A fortaleza é completamente escavada na rocha.

10 abril 2009

Rio Duden


...desagua assim no Mediterrâneo
Posted by Picasa

Perge



Perge (a Perga bíblica) a antiga capital da Panfília na Ásia Menor, no que hoje é a região de Antalya, na Turquia, foi fundada cerca de 1 000 A.C., pelos Hititas, entre os rios Catarrhactes (Duden sou) and Cestrus (Ak sou). Em 546 A.C. os Persas tomaram o seu controlo, até à chegada em triunfo de Alexandre, o Grande, em 333 A.C, guiado pelos próprios habitantes da cidade. Seguiram-se os Seljucidas, que a fizeram prosperar. O seu habitante mais ilustre foi Apolónio de Perga, o "geometra", discípulo de Arquimedes e um dos 4 maiores habitantes matemáticos do helenismo- Em 188 A.C. passou a integrar o Império Romano. No ano de 46, S. Paulo, Apóstolo, vindo de Chipre, iniciou a sua viagem evangelizadora em Perga, onde pregou (Actos dos Apóstolos 13:13 e 14:25).
A maioria dos edificios das sua ruínas datam desta dominação Romana. São especialmente impressionantes o Estádio, do séc II, com uma capacidade para 12 000 espectadores sentados (!!) e o Teatro, da mesma altura, que albergava 16 000 espectadores (!!!!!! não, não é engano).
A estória que se conta é que, no teatro, a penúltima fila era reservada aos carecas, enquanto que a última estava destinada aos manetas. Isto para permitir que mesmo estes pudessem bater palmas....nas carecas dos espectadores da fila da frente.

... Alguns quilómetro adiante, o rio Duden, tem uma foz peculiar: simplesmente despenha-se no Mediterrâneo do alto de uma falésia de 40 metros.
Posted by Picasa

05 abril 2009

à mulher de Sócrates, não basta ser sérvia, tem que parecê-lo

Na TVI24 estão a discutir o caso Freeport com a mulher do Sócrates.
É um exercício que se inclina ligeiramente para a parvoíce, particularmente porque a senhora está fazer de jornalista isenta.
Não é parvo por ser a mulher do Sócrates a defendê-lo. Não!
Eu até acho que num aperto devemos mandar as mulheres à frente. Ninguém é melhor a livrar o nosso coiro.
Gosto de ver: Mão na anca, rabo a menear e um discurso simples e eficaz " O que tu queres sei eu, minha lambisgóia! O meu Manel é muito homem e se precisares também chega para ti"
Numa frase, amor e solidariedade, mesmo que o Manel seja frouxo e cheire a alho.
E suspeito que aproveitaria mais à imagem do nosso "premier", se a Fernandinha simplesmente recorresse ao vernáculo na defesa irracional do seu amor.
O povo tem um fraquinho por amores bandidos, porém genuinos.
Assim, não é mais do que uma parvoice pegada. É só a mulher do Sócrates, a deitar bolas fora. A sua opinião sobre o caso concreto vale o mesmo que uma aposta na presença de Portugal no Mundial de 2010.